Bichos do Pantanal

Logo Bichos

ONÇA-PINTADA

O maior felino das Américas a Panthera onca, da família Feliade, é uma das espécies emblemáticas da fauna brasileira. No Pantanal, esse felino costuma habitar as margens do rio Paraguai, onde tornou-se um excelente nadador. No Brasil, a onça-pintada é listada pelo IBAMA (2003) como ameaçada de extinção, e globalmente é classificada como quase ameaçada (IUCN, 2008). A conversão de seu habitat natural em pastos e lavouras é a principal causa da redução de 50% de sua distribuição original. A espécie ocorria historicamente em 21 países, mas já foi extinta no Uruguai e El Salvador.

A onça-pintada é importante para as ações de conservação por ser uma espécie guarda-chuva. Suas exigências ecológicas englobam todas as exigências das demais espécies que ocorrem no seu ambiente. Por isso preservar a espécie é salvaguardar vários outros animais do mesmo ecossistema.

Nos rios do Pantanal encontramos a maior densidade da espécie, mas também indícios de perda de habitat e caça. O pesquisador-chefe do Projeto Bichos do Pantanal já tem registro de 38 onças-pintadas na região da Estação Ecológica Taiamã. Os dados dessa pesquisa são fruto de uma parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que ocorre desde 2008.

O foco das ações do Projeto Bichos do Pantanal é dar continuidade a essas pesquisas. A primeira etapa desse estudo é estabelecer a base populacional da espécie, uma das ferramentas mais importantes para alcançarmos conclusões científicas para a conservação desses animais.

O registro das onças-pintadas será feito mediante fotografia por Câmera Trap e máquinas fotográficas profissionais. Os animais serão catalogados mediante identificação da digital impressa no padrão de manchas frontais das onças-pintadas. Uma forma de estudo não invasiva e que dá a chance de uma interação não agressiva entre pesquisador e felinos.