Bichos do Pantanal

Logo Bichos

INSTITUTO SUSTENTAR

Instituto Sustentar

Nossa Missão

Ajudar a construir uma nova sociedade com base em grandes mudanças no cenário mundial, atuando para contribuir com caminhos e opções que assegurem a sustentabilidade dos serviços ambientais e a prosperidade social.

Quem somos

O Instituto Sustentar de Responsabilidade Socioambiental é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), sem fins lucrativos, que tem como objetivo a criação, planejamento e execução de projetos e programas de desenvolvimento sustentável e desenvolvimento de comunidades, com foco na preservação ambiental e promoção da inclusão social, apresentar soluções de dificuldades, alcançando os resultados visados pelas organizações e pelas comunidades em que atuamos.

A premissa básica do Instituto Sustentar é a busca contínua de um padrão dinâmico de qualidade, calcado na ética, na técnica e na criatividade. Nosso modelo de atuação é pautado no atendimento exemplar à instituição e comunidade, seja cliente ou parceiro, na análise criteriosa de riscos, antevisão, soluções de longo prazo e qualidade no relacionamento com todas as partes envolvidas.

Para saber mais, acesse nosso site: www.institutosustentar.net

Nossos princípios:

  • Atuar no sentido de promover a governança socioambiental, contribuindo para a sustentabilidade das instituições e da sociedade como um todo.
  • Trabalhar por meio de valorização e dignificação dos stakeholders e pela redução das pressões sobre os ecossistemas.
  • Transparência: as atividades e o relacionamento com os entes públicos, com a iniciativa privada e com as demais organizações da sociedade são conduzidos em processos transparentes, apartidários e éticos.
  • Com uma equipe multidisciplinar formada por experientes profissionais, o Instituto Sustentar oferece soluções inovadoras para atender as demandas em sustentabilidade, seja executando ações pretendidas ou mesmo oferecendo apoio técnico e monitoramento.
  • Nossa metodologia une gestão social a execução de projetos socioambientais, visando resultados concretos na melhoria da qualidade de vida das populações nos territórios de atuação dos nossos projetos.

Projeto Bichos do Pantanal

O Projeto Bichos do Pantanal, realizado pelo Instituto Sustentar e patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, atua para ampliar o conhecimento científico e a preservação de importantes espécies da fauna pantaneira como ariranhas, lontras, aves, peixes e onças-pintadas. Proteger as chamadas espécies guarda-chuva implica na conservação das outras espécies componentes do ecossistema em que ocorre. Visitar, mapear e analisar toda a região contemplada no Projeto é um dos objetivos. Será produzido um inventário com documentação das populações e territórios dos animais estudados, registrando habitat, comportamento, dieta, sazonalidade e outras informações. Todo o conteúdo gerado pela pesquisa de campo do Projeto será disponibilizado no site.

Ações que contemplam dimensões de natureza ambiental e social.

O foco dos trabalhos do Bichos do Pantanal está concentrado nas cidades de Cáceres e Porto Estrela, no Mato Grosso. As atividades de pesquisa e monitoramento de fauna vão ser desenvolvidas na Estação Ecológica Serra das Araras e seu entorno, e no rio Paraguai, no barco do projeto, que vai permanecer nos próximos dois anos em vários pontos de estudo entre a sede do município de Cáceres e a Estação Ecológica Taiamã. As ações de educação ambiental, incentivo ao turismo sustentável e formação de guias vão ocorrer em conjunto com as comunidades que vivem às margens do rio Paraguai ao longo dessa área de influência do projeto.