Esta Cartilha visa fomentar as boas práticas ambientais entre os moradores e os visitantes do Pantanal!

“Conexão com a Natureza: conhecer para preservar” é o lema do Projeto Bichos do Pantanal.  Responsável pela publicação desta Cartilha, o Projeto visa fomentar as boas práticas ambientais entre os moradores e os visitantes  do Pantanal, maior área úmida continental do Planeta.

Com o objetivo de promover a educação ambiental e o despertar da conexão com a natureza em todos que passeiam e vivem no Pantanal, este material busca sensibilizar as pessoas sobre os cuidados com os recursos hídricos, com a biodiversidade e com os aspectos culturais que integram esse bioma. A região pantaneira é um dos ecossistemas mais ricos do Brasil e serve como refúgio para inúmeras espécies ameaçadas, como a onça-pintada, tornando-se imprescindível difundir os cuidados que se deve ter com este local.

As crises hídricas, climáticas, o crescimento demográfico desmedido e o avanço sobre as últimas áreas selvagens cobram urgência nas ações e uma rápida mudança de paradigma. Transformar o nosso modo de  vida em um caminho menos predatório é uma possível solução que depende sobretudo da nossa reconexão com os ciclos naturais que um dia já regeram as sociedades humanas, como as estações e as chuvas.

O Pantanal depende desses ciclos para manutenção do seu equilíbrio. Preservar esta região é uma forma de garantirmos a chance de nos repensarmos como partes integrantes do meio ambiente. O futuro e o bem estar das próximas gerações serão consequências de como vamos tratar as áreas naturais ainda intactas, seja como moradores no dia a dia, seja como visitantes e turistas.

Para apoiar esse novo caminho, este material aborda temas como os ciclos d’águas que regem o Pantanal, a diversidade biológica da região, o turismo de natureza, a questão da pesca e do lixo. O convite é para que todos conheçam a biodiversidade do Pantanal, e além de boas práticas, cada um de nós se torne um defensor desse ecossistema.

capa Guia

FAÇA O DOWNLOAD!