O Brasil é o país que tem o maior número de espécies de peixes de água doce do mundo. Grande parte dessa ictiofauna vive no Pantanal, onde já foram catalogadas cerca de 325 espécies.

Os rios da região do projeto oferecem uma oportunidade de documentar quase todas as espécies de peixes do Pantanal. A ocorrência de grande quantidade de juvenis e forrageiros sugere que a área de estudo seja um local de crescimento e engorda dos peixes, tendo assim, papel fundamental na conservação destas comunidades.

Juntamente com os parceiros do Bichos do Pantanal toda a ictiofauna ao longo da área do projeto serão estudadas quanto à composição, diversidade, riqueza, constância de ocorrência e abundância. As informações servirão para desenvolver um instrumento de monitoramento da qualidade ambiental dos ecossistemas aquáticos da Estação Ecológica de Taiamã, por meio da estrutura da comunidade de peixes e da adequação do Índice de Integridade Biótica.

O projeto também prevê o inventário da ictiofauna de toda região do entorno da Estação Ecológica Taimã. Também são outras importantes linhas de atuação do Bichos do Pantanal a capacitação de pescadores (profissionais e amadores) e guias de pesca. Esse treinamento visa conscientizar para a adoção e difusão dos fundamentos teóricos e práticos adequados no manejo sustentável do peixe e a importância destas práticas para a conservação da biodiversidade da ictiofauna da região do Alto Pantanal e a fauna e flora beneficiárias dos recursos pesqueiros.

O objetivo dessas ações é garantir a reprodução e a produção dos peixes da região, como também de toda a flora e fauna dependente dessa ictiofauna.

ictiofauna

Acesse aqui as pesquisas de peixes:

Relatório de Pesquisa_peixes_JUL13_SET13

Relatório de Pesquisa_peixes_NOV13_FEV14

Relatório de Pesquisa_peixes_MAR14_JUN14

Relatório de Pesquisa_peixes_JUL14_OUT14

Relatório de Pesquisa_peixes_NOV14_FEV15

Relatório de Pesquisa_peixes_MAR15_JUL15

Relatório de Pesquisa_estudo sazonalidade_MAR14_JUN14

Relatório de Pesquisa_estudo sazonalidade_JUL14_OUT14

Relatório de Pesquisa_estudo sazonalidade_NOV14_FEV15

Relatório de Pesquisa_estudo sazonalidade_MAR15_JUL15

Relatório de Pesquisa_habitat x comportamento x dieta_JUL14_OUT14

Relatório de Pesquisa_habitat x comportamento x dieta _NOV14_FEV15

Relatório de Pesquisa_habitat x comportamento x dieta _MAR15_JUL15