Ariranhas e Lontras


O Pantanal é habitat de uma das maiores populações de ariranhas exclusivas da América do Sul. A espécie é considerada em perigo pela International Union for Conservation of Nature (IUCN) e vulnerável pela classificação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Os últimos registros científicos apontam que existe na região do Pantanal ao menos 10% da população total de ariranhas presentes na Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname e Venezuela. Em toda área de estudos do Projeto Bichos do Pantanal há uma grande ocorrência de ariranhas (Pteronura brasiliensis), e da lontra (Lutra longicaudis), principalmente a oeste, sudoeste e sul da Estação Ecológica de Taiamã até o Parque Nacional de Caracará.

A pesquisa prevê a identificação das ariranhas por fotografia e filmagem do padrão de manchas no pescoço, que corresponde a uma impressão digital. Caracterização, através de vestígios, dos padrões de uso de habitat, assim como sua abundância, observando diferenças de uso sazonal em diferentes ambientes.

O estudo da lontra em seu habitat natural é uma das novidades do Bichos do Pantanal, uma vez que existem poucos dados no Brasil de observação dessa espécie em campo, e grande parte dos estudos ocorrem com animais em cativeiro.

Outro ponto importante da proposta desse projeto é atuar para mudança de percepção da população sobre esses animais. A grande maioria das pessoas acredita que as lontras e ariranhas sejam agressivas, ensejando sentimentos de medo e reações de defesa. Outro ponto de sensibilização vai ocorrer com as comunidades de pescadores, que em muitos casos, percebem esses mustelídeos como competidoras pelo recurso pesqueiro da região.

Acesse aqui as pesquisas de ariranhas e lontras:

Relatório de Pesquisa_ariranhas e lontras_JUL13_SET13

Relatório de Pesquisa_ariranhas e lontras_NOV13_FEV14

Relatório de Pesquisa_estudo sazonalidade_MAR14_JUN14

Relatório de Pesquisa_estudo sazonalidade_JUL14_OUT14

Relatório de Pesquisa_ariranhas e lontras_NOV14_FEV15

Relatório de Pesquisa_ariranhas e lontras_MAR15_JUL15

Relatório de Pesquisa_habitat x comportamento x dieta_JUL14_OUT14

Relatório de Pesquisa_habitat x comportamento x dieta _NOV14_FEV15

Relatório de Pesquisa_habitat x comportamento x dieta _MAR15_JUL15

Relatório de Pesquisa_estudo sazonalidade_NOV14_FEV15

Relatório de Pesquisa_estudo sazonalidade_MAR15_JUL15