O Projeto Bichos do Pantanal valoriza o importante papel dos educadores para a formação de cidadãos comprometidos com a responsabilidade social e ambiental. Um dos objetivos do Projeto é formar líderes e multiplicadores que contribuirão para a disseminação desse conhecimento, implicando com a promoção do desenvolvimento sustentável focado no bem-estar social. A ação do projeto junto aos professores acontecerá por meio do desenvolvimento de programas de qualificação e também de capacitação de monitores para educação ambiental.

O foco dessa ação começa com uma parceria com a Secretaria de Educação do município de Cáceres. O Projeto Escolas Bichos do Pantanal contempla ações de educação ambiental que visam despertar nos alunos da rede pública do município o interesse na preservação e a importância do conhecimento da fauna e flora do Pantanal.

Participam do projeto alunos da rede municipal de ensino, que deverão visitar importantes áreas de conservação, acompanhar os estudos na Sede Flutuante do projeto e receber palestras e oficinas sobre os recursos naturais do Pantanal, em excursões no Rio Paraguai, praças públicas e parques de Cáceres.

A parte mais importante dessa ação é levar os alunos para conhecer rica biodiversidade do Pantanal, na região em que vivem. Para além das salas de aulas e dos livros, os alunos aprenderão com o contato direto com a natureza: na observação de vida silvestre, com passeios acompanhados pela equipe de monitores e pesquisadores do Projeto Bichos do Pantanal. Estimular e contribuir para a conexão com a natureza é principal foco dessa parceria com a Secretaria de Educação.

Cartilha de Educação Ambiental Projeto Bichos do Pantanal

É uma grande alegria apresentar a publicação da primeira cartilha de educação ambiental do Projeto Bichos do Pantanal. Este material surgiu do desejo de nossa equipe em levar as salas de aula para a natureza e revelar aos estudantes que o Pantanal não é um local distante, mas o meio que integra cada animal, árvore e paisagem à vida da população local.

O Projeto atua desde 2013 no Alto Pantanal, no Mato Grosso, e é realizado pelo Instituto Sustentar de Responsabilidade Socioambiental, com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Nossa equipe de pesquisa viaja todos os meses pelo rio Paraguai, no barco-sede do Projeto Bichos do Pantanal, para estudar a natureza da região.

Outra importante ação do projeto é compartilhar as nossas descobertas sobre os animais que vivem ou visitam o Pantanal, como as onças-pintadas, peixes, aves, lontras e ariranhas, com as escolas e o público em geral, através de nossas ações de educação ambiental.

Esta cartilha é a primeira semente de muitas outras publicações. Esperamos que os frutos desta proposta alcancem os corações e mentes de todos que tiverem acesso a este material e que reforcem os nossos anseios em prol da valorização e preservação do Pantanal. O lema do Projeto Bichos do Pantanal é “conhecer para preservar”, e esta publicação é mais um passo nessa direção.

Faça DOWNLOAD da Cartilha! Aprenda e Compartilhe!